MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE

Engenharia de Transportes

Departamento de Engenharia de Transportes

CEFET-MG

Informações do Curso

Última modificação: Terça-feira, 26 de novembro de 2019

O curso

O Curso de Graduação em Engenharia de Transportes do CEFET-MG tem como objetivo, explicitado em seu PPC, formar profissionais generalistas, humanistas, críticos e reflexivos, com sólida base teórica e prática nos conteúdos básicos, profissionalizantes e específicos do curso. Os profissionais são preparados para atuarem tanto no processo produtivo, quanto no desenvolvimento técnico e científico do país, considerando-se os aspectos políticos, sociais, culturais, econômicos, ambientais, humanos e éticos.

De forma específica, o curso de Engenharia de Transportes tem como objetivo formar profissionais com habilidades técnicas que contribuam para dotar o país de infraestrutura viária adequada, garantir a operação efetiva e segura dos transportes de pessoas e bens, buscando somar esforços para a promoção do desenvolvimento humano e socioeconômico, conduzindo à integração das atividades humanas.

 


 

O Profissional

O perfil do aluno egresso do Curso de Graduação em Engenharia de Transportes do CEFET-MG, expresso em seu PPC, deve ser de um profissional com sólida formação científica e tecnológica no campo da Engenharia de Transportes, capaz de compreender, desenvolver e aplicar tecnologias, com visão reflexiva, crítica e criativa e com competência para identificação, formulação e resolução de problemas. Somadas a estas questões técnicas, científicas e de cunho operacional, o egresso também deve estar comprometido com a qualidade de vida numa sociedade cultural, econômica, social e politicamente democrática, justa e livre, visando ao pleno desenvolvimento humano aliado ao equilíbrio ambiental.

O Engenheiro de Transportes é um profissional de nível superior, com formação e capacitação que o habilitam a atuar no campo industrial e empresarial, bem como em instituições de ensino, pesquisa e desenvolvimento, envolvendo as áreas afins da engenharia de transportes: (i) planejamento de transportes; e (ii) infraestrutura de transportes.

 


 

Campo de Atuação

O engenheiro de transportes poderá atuar nos diversos setores públicos e privados que se ocupem de propiciar o deslocamento de pessoas e bens, assim como do aprimoramento de sistemas de transportes. O profissional trabalha nos diversos modais de transporte (rodoviário, ferroviário, aéreo, aquaviário e dutoviário), atuando na operação, gerenciamento e controle de tráfego; no planejamento urbano e viário, participando de equipes multidisciplinares; na construção de infraestrutura de tráfego, em pesquisas de solos, pavimentação e tecnologia dos materiais, na produção de materiais betuminosos, concreto e materiais asfálticos; levantamentos e desenho topográfico e em consultoria técnica nos vários modais de transporte (rodoviário, ferroviário, aéreo, aquaviário e dutoviário).

 


 

Turno e Carga Horária

O curso de Graduação em Engenharia de Transportes é oferecido em turno noturno na Campus I, Belo Horizonte, com entrada semestral, integralizado em 11 (onze) semestres, com carga horária de 3675 horas (4410 horas-aula). Cada aula tem a duração de 50 minutos. A carga horária do curso corresponde a: 3075 horas (3069 horas-aula) de disciplinas obrigatórias; 200 horas (240 horas-aula) de carga horária optativa; 100horas (120 horas-aula) de carga horária de optativa ou eletiva; 300 horas (360 horas-aula) de atividades complementares; e estágio curricular supervisionado de 250 horas (300 horas-aula).

 


 

Forma de ingresso, número de vagas e periodicidade da oferta

O ingresso dos alunos nos cursos superiores do CEFET-MG se dá por meio de processo seletivo, conforme a Lei 9.394/96. O processo seletivo para admissão de novos alunos para o curso de Engenharia de Transportes do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), Unidade CAMPUS I, Belo Horizonte, é realizado de acordo com normas definidas pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Conforme a Res. CEPE 36/10, de 26/08/2010, a partir do primeiro semestre de 2011, o CEFET-MG passou a adotar o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) do Ministério da Educação, como uma das formas de ingresso aos seus cursos de graduação.

São oferecidas à comunidade 40 (quarenta) vagas semestralmente, no turno noturno, de modo a aproveitar as instalações da unidade que já oferece em turno diurno cursos técnicos integrados ao ensino médio. A opção pelo horário noturno também oportuniza aos alunos realizarem estágios e outras atividades de natureza acadêmica ao longo do dia, desde seu ingresso.

 


Eixos de conteúdos e atividades

Eixo 01 – Matemática
Eixo 02 – Matemática Aplicada e Computacional
Eixo 03 – Física e Química
Eixo 04 – Fundamentos em Engenharia de Transporte
Eixo 05 – Geometria Viária
Eixo 06 – Geotecnia de Vias de Transporte
Eixo 07 – Humanidades e Ciências Sociais Aplicadas
Eixo 08 – Planejamento de Transportes
Eixo 09 – Prática Profissional e Integração Curricular

 


Projeto Pedagógico

Projeto Pedagógico de Curso (PPC) do Curso de Engenharia de Transportes é o documento que define os objetivos do curso, o perfil profissional dos egressos, a organização e a estrutura curricular, as práticas pedagógicas, as metodologias para o ensino e para a aprendizagem e sua avaliação, e tudo que se refere ao desenvolvimento e funcionamento do curso.

Resoluções que alteram o PPC:

Resolução ET 01/2015

Resolução ET 02/2015

Resolução CET 05/2019

 


Estrutura Curricular

Disciplinas, Planos de Ensino e Planos Didáticos

Grade Curricular

Matriz Curricular

 


Laboratórios

Os laboratórios do Departamento de Engenharia de Transportes se dedicam ao apoio didático, à pesquisa e à extensão na área de transportes. Dentre a infraestrutura disponível, encontram os seguintes laboratórios: