MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE

Engenharia de Transportes

Graduação em Engenharia de Transportes

CEFET-MG

Informações Gerais

Última modificação: Sexta-feira, 2 de fevereiro de 2024

 

Ficha de Identificação

Denominação do curso  Bacharelado em Engenharia de Transportes
Titulação acadêmica conferida  Bacharel em Engenharia de Transportes
Modalidade de ensino  Presencial
Carga horária total  3.675 horas (4.410 horas-aula)
Turno de funcionamento  Noturno
Endereço de funcionamento  Av. Amazonas, 5253, Nova Suiça, Belo Horizonte, MG, CEP: 30.480-000
Regime letivo  Semestral
Número de vagas autorizadas  80 vagas anuais
Número de vagas por processo seletivo  40 vagas
Periodicidade do processo seletivo  Semestral
Forma de ingresso  Processo seletivo para o 1º período do curso, reopção de curso,
  reingresso, transferência e obtenção de novo título.
Duração do curso  Previsto: 11 semestres | Máximo: 17 semestres
Ato autorizativo de criação do curso  Resolução CEPE – 24/14, de 29 de agosto de 2014
Código e-MEC  1304641
Ato regulatório de reconhecimento
do curso
  Portaria nº 873, de 17 de agosto de 2021
Conceito do Curso  5

 

Objetivos do curso

O Curso de Graduação em Engenharia de Transportes do CEFET-MG tem como objetivo geral formar profissionais generalistas, humanistas, críticos e reflexivos, com sólida base teórica e prática nos conteúdos básicos, profissionalizantes e específicos da Engenharia de Transportes, preparando-os para atuar tanto no processo produtivo, quanto no desenvolvimento técnico e científico do país, considerando-se os aspectos políticos, sociais, culturais, econômicos, ambientais, humanos e éticos.

De forma específica, o curso de Engenharia de Transportes tem como objetivo formar profissionais com habilidades técnicas que contribuam para dotar o país de infraestrutura viária adequada, garantir a operação efetiva e segura dos transportes de pessoas e bens, buscando somar esforços para a promoção do desenvolvimento humano e socioeconômico, conduzindo à integração das atividades humanas.


 

Perfil do Egresso

O egresso do Curso de Graduação em Engenharia de Transportes do CEFET-MG deve ser de um profissional com sólida formação científica e tecnológica, capaz de identificar,formular e resolver problemas com visão holística e humanística, atuando de forma crítica, reflexiva, criativa, cooperativa e ética. Na área específica da Engenharia de Transportes, suas competências envolvem o desempenho de atividades referentes a sistemas de transportes, tráfego, logística e operação nos modos rodoviário, ferroviário, hidroviário, portuário, aeroviário, dutoviário de produtos não perigosos e não motorizado; mobilidade; e geomática aplicada às atividades de transportes


 

Campo de Atuação

O engenheiro de transportes poderá atuar nos diversos setores públicos e privados que se ocupem de propiciar o deslocamento de pessoas e bens, assim como do aprimoramento de sistemas de transportes. O profissional trabalha nos diversos modos de transporte (rodoviário, ferroviário, aéreo, aquaviário e dutoviário), atuando na operação, gerenciamento e controle de tráfego; no planejamento urbano e viário, participando de equipes multidisciplinares; na construção de infraestrutura de tráfego, em pesquisas de solos, pavimentação e tecnologia dos materiais, na produção de materiais betuminosos, concreto e materiais asfálticos; levantamentos e desenho topográfico e em consultoria técnica nos vários modos de transporte (rodoviário, ferroviário, aéreo, aquaviário e dutoviário).


 

Turno e Carga Horária

O curso de Graduação em Engenharia de Transportes é oferecido em turno noturno na Campus I, Belo Horizonte, com entrada semestral, integralizado em 11 (onze) semestres, com carga horária de 3.675 horas (4.410 horas-aula). Cada aula tem a duração de 50 minutos. A composição dessa carga horária se desmembra da seguinte maneira:

Matriz curricular 2023.1:

  • 2.600 horas (3.120 horas-aula) de Disciplinas Obrigatórias;
  • 150 horas (180 horas-aula) de Disciplinas Optativas;
  • 100 horas (120 horas-aula) de Disciplinas Optativas e/ou Eletivas;
  • 250 horas (300 horas-aula) de Atividades Complementares;
  • 365,5 horas (441 horas-aula) de Integração das Ações de Extensão;
  • 12,5 horas (15 horas-aula) de Atividade de Projeto Final de Curso I;
  • 12,5 horas (15 horas-aula) de Atividade de Projeto Final de Curso II;
  • 12,5 horas (15 horas-aula) de Atividade de Estágio Supervisionado;
  • 170 horas (204 horas-aula) de Estágio Curricular Obrigatório.

Matriz curricular 2015.1:

  • 2.825 horas (3.390 horas-aula) de Disciplinas Obrigatórias;
  • 200 horas (240 horas-aula) de Disciplinas Optativas;
  • 100 horas (120 horas-aula) de Disciplinas Optativas e/ou Eletivas;
  • 300 horas (360 horas-aula) de Atividades Complementares;
  • 250 horas (300 horas-aula) de Estágio Curricular Supervisionado.

 

Forma de ingresso, número de vagas e periodicidade da oferta

O ingresso dos alunos ao curso se dá por meio de processo seletivo para o 1º período e pelo preenchimento de vagas remanescentes. O processo seletivo para admissão de novos alunos é realizado conforme a Lei 9.394/96 e normas definidas pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) do CEFET-Mg. Desde o primeiro semestre de 2011, o CEFET-MG passou a adotar o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) do Ministério da Educação, como uma das formas de ingresso aos seus cursos de graduação. O preenchimento de vagas remanescentes ocorre por meio de edital próprio podendo ser nas seguintes modalidades: reopção de curso, reingresso, transferência e obtenção de novo título.

O curso oferta semestralmente 40 (quarenta) vagas, quantidade definida considerando-se o ambiente físico das salas de aulas teóricas e dos laboratórios e a demanda estimada do curso. O número de vagas remanescentes é definido considerando-se a evasão e as transferências para outras instituições.